Por que a baixa autoestima bloqueia nossa vida?

baixa autoestima significa que há uma falta de amor próprio, sentimentos de menos valia, rejeição,incapacidade, não merecimento, de não ser bom o bastante. que  bloqueiam nossa vida nos levando a autossabotagem, que se resume em falta de ação ou ações que resultam em fracassos na área profissional e nos relacionamentos, porque por trás da baixa autoestima podem existir lembranças de experiências de situações de fracassofalta de apoiorejeiçãoabandonocríticasinjustiças, comparações negativas, humilhações, abusos de toda ordem, sejam físicos, psicológicos ou sexuais.

Todos esses sentimentos geram um ciclo vicioso de situações negativas que vão se repetindo.

Porém há como melhorar a autoestima e criar uma realidade diferente.

Muitas vezes essas lembranças estão sepultadas no inconsciente por auto defesa, mas sempre que surgem situações que nos remetam  a essas emoções e sentimentos negativos,  nos sabotamos, deixando de ter criatividade e clareza para tomar decisões mais coerentes e fazer escolhas positivas que trarão resultados efetivos.

É necessário trazer a nível consciente esses sentimentos e emoções que baixam a nossa autoestima.

A nossa vida é o reflexo dos nossos sentimentos e emoções. E nossos sentimentos e emoções definem a nossa autoestima.

A baixa autoestima é na verdade um sintoma  de bloqueio no fluxo energético do corpo que resulta em insatisfação.

A insatisfação com a vida pode levar à depressão quando não acessamos a causa ou as causas da baixa autoestima.

A depressão não tem como única causa a baixa autoestima, mas pode começar com ela.

 

Baixa autoestima:

14 sintomas de que você está praticando o desamor

Para elevar a sua autoestima é muito importante desenvolver o autoconhecimento, parar de se comprar com as outras pessoas, parar de se cobrar tanto e focar em seus potenciais.

A baixa autoestima está intimamente ligada à dificuldade de auto aceitação e à falta de autoconhecimento. Indivíduos inseguros, que possuem dificuldade em aceitar os próprios erros e não conseguem reconhecer e valorizar seus potenciais, desenvolvem um grande medo da rejeição e têm o hábito de se comparar com outras pessoas.

Uma pessoa que sofre de baixa autoestima não se sente capaz de realizar as coisas e, com isso, acaba perdendo inúmeras oportunidades de crescimento em vários âmbitos da vida, prejudicando o próprio desenvolvimento. Confira alguns dos principais sinais da baixa autoestima a seguir:

Sintomas de baixa autoestima

  • Hábito de sempre encontrar culpados para seus problemas ou erros;
  • Dificuldade de aceitar as próprias limitações;
  • Timidez em excesso;
  • Medo da rejeição;
  • Busca constante por elogios e reconhecimento externo;
  • Falta de confiança em si mesmo;
  • Tendência à procrastinação e preguiça;
  • Hábito de se comparar com outras pessoas;
  • Competitividade em excesso;
  • Falta de habilidade para lidar com críticas;
  • Sensação de incapacidade;
  • Necessidade de inferiorizar as pessoas;
  • Perfeccionismo;
  • Dificuldade para reconhecer as próprias vitórias e conquistas.

Dicas para elevar a autoestima e confiar mais em si mesm

  1. Desenvolva o autoconhecimento

Para fortalecer sua autoestima é fundamental olhar para si mesmo e se aproximar de sua essência. Quem investe no autoconhecimento torna-se capaz de lidar com as suas características negativas e está sempre tentando melhorá-las. Dessa forma, o indivíduo é capaz de evitar o desgaste gerado pela dificuldade de auto aceitação, pois canaliza sua energia em prol do aprimoramento pessoal.

2. Pare de se comparar

Entenda que cada indivíduo possui suas próprias características e história de vida. Evite ficar se comparando com os outros e pense que cada um tem o seu momento para realizar, desenvolver e conquistar os objetivos.

3 . Não se cobre tanto

Evite se criticar em excesso e se condenar o tempo todo por suas falhas e dificuldades. Tenha cuidado com o perfeccionismo e com a necessidade de ser sempre o melhor e de agradar o tempo inteiro. Errar é importante e faz parte do processo de aprendizagem de todo ser humano. Reflita sobre seus erros de maneira saudável e procure alternativas para agir diferente da próxima vez, sem deixar que os equívocos abalem sua autoestima.

4. Foque nos seus potenciais

Quando está focado nos aspectos negativos de suas características pessoais, a insegurança certamente estará presente na rotina e nas relações do indivíduo. Por isso, sempre valorize suas qualidades, realizações e acertos.

5. Relembre suas conquistas

Ao longo da vida, todos tropeçam e cometem erros. Apesar disso, as realizações também estão presentes. Ao se sentir incapaz e inseguro, portanto, lembre-se de tudo o que já conquistou e orgulhe-se da sua trajetória.

6. Repense suas crenças

Alguns padrões de pensamento e comportamento podem ser paralisantes na vida de um indivíduo. Perceber quais dessas crenças limitantes o impedem de avançar e realizar determinadas coisas que você gostaria de fazer é fundamental para barrar a insegurança e a sensação de incapacidade. Tente identificar como essas crenças se instalaram dentro de você para, assim, conseguir dissolve-las.

COMO LIDAR COM A BAIXA AUTOESTIMA?

AME-SE MAIS!

 

 

Gostar da sua aparência não é algo simples, o mundo está tão cercado pelos padrões que nós acabamos ficando cegos e achando que aquilo que nós somos não é bonito, quando na verdade é. Questão de feio ou bonito é muito particular de cada pessoa, mas nós temos que nos sentir bem com nossa própria aparência, seja ela qual for. Podemos até ter vontade de mudar algumas coisinhas, mas mudar não deve ser seu objetivo principal, principalmente se for para agradar os outros.
Autoestima é a opinião sobre si mesmo que cada pessoa tem, seja ela boa ou ruim. Ter a autoestima baixa é ter uma visão ruim de si mesmo, da sua aparência e personalidade e não faz nenhum bem para ninguém. Se amar deve ser a coisa mais valorizada, pois se a gente não gostar de nós mesmos, como vamos querer que as outras pessoas gostem?
O que diminui a autoestima?

São diversos fatores que te levam a ver uma imagem retorcida de si mesmo, às vezes esses fatores vem de nós mesmos, às vezes de terceiros e às vezes vem apenas da mídia, os principais fatores são:
Padrão de beleza. Quando a TV, o rádio, as revistas e todo o mundo na sua volta diz que você precisa emagrecer, porque ser bonita é ser magra, você tende a acreditar naquilo, assim como diversos outros padrões que nos são impostos como seios grandes, cabelos longos, olhos claros, etc., no momento que isso te atinge você começa a achar que o que você é não é o que deveria ser, começa a se achar feia e a se comparar com as modelos.
Criticas/Bullying. Muitas pessoas são vitimas de bullying na escola, nas ruas, no trabalho e às vezes até dentro da própria casa, simplesmente por alguns “defeitinhos” que ela tenha, às vezes não é por mal, mas nem todos aceitam da mesma maneira, alguns levam na esportiva, outros se magoam com aquilo.
Rejeição, abandono e carência. Geralmente na pré-adolescência que se sofre mais com isso, justamente porque é a época em que todas as meninas na escola estão falando de ficar, de festas, de namoros, e quando você não está dentro do padrão você se sente feia, você acha que você é errada e começa a querer se espelhar nas outras meninas, “mais bonitas e legais” que você.
Traição e termino de relacionamentos. Quando se vive com alguém por muito tempo nós acabamos tornando aquela pessoa o nosso mundo e nos importando demais com ela e com sua opinião e quando ocorre uma traição nos sentimos os patinhos feios da histórias, achamos mil e um defeitos do porque fomos traídas e então nossa autoestima vai para o beleléu, quando ocorre a separação então a situação piora três vezes.

“Você é mais importante que esse número”

Como melhorar a autoestima?
Cada pessoa reage de uma forma, cada pessoa tem sua forma de superar isso, mas vou dar algumas dicas universais e que funcionaram comigo.
 
Valorize-se. Antes de qualquer coisa, esqueça tudo aquilo que te falaram que era feio, olhe você para o espelho e diga, o que te incomoda em ti, mas esqueça tudo o que já falaram para você, tudo aquilo que lhe incomodar, resolva. Ta acima do peso? Vai para a academia e busque uma orientação alimentar, mas não pelos outros, por você, pela sua saúde, pelo seu bem estar.
 
Desligue-se da moda. Esqueça daquelas revistas de moda, dos blogs que falam o que um homem gosta em uma mulher, pare de olhar aqueles sites e perfis das pessoas que você gostaria de ser, foque mais em si mesmo, no seu gosto.
Tire um tempo pra ti. Todo mundo gosta de estar bem arrumado, então tire um tempo pra ti, para aprender novos penteados, maquiagens, novas combinações de looks, vá ao salão de beleza e cuide de si mesmo.
Não se importe com os outros. Não importa o que irão falar sobre você, apenas seja feliz, sorria mais, se ame, seja você mesma, não ligue para o que os outros vão achar, até porque de criticas negativas nós estamos saturadas. De importância aqueles que não te julgam, que querem teu bem e que te amam do jeito que você é.
Faça um ensaio fotográfico. Isso mesmo que você leu, ligue para um fotografo e marque seu ensaio, escolha as melhores roupas e vá ser clicada, um ensaio sensual ajuda o dobro na autoestima, quando saírem as fotos você vai se ver ali, linda, sem nenhuma imperfeição e porque? Porque as fotos foram editadas, assim como todas as fotos das revistas de moda! Coloque suas fotos nas redes sociais, em um mural no seu quarto, pratique o amor próprio.
Ajuda profissional. Se nada disso funcionar, busque um profissional, e não sinta vergonha, não tem nada mais lindo do que alguém que se ama e que quer cuidar de si mesma.
Lembre-se que não é vergonhoso se amar, ou se achar, vergonhoso mesmo é se esconder pelos cantos por causa da opinião alheia. Lembre que perfeição não existe, até mesmo a Beyoncé usa peruca. Nem mesmo as modelos são tão perfeitas. Beleza é muito mais do que exterior, a beleza vem de dentro, e a que vem de dentro é a que mais importa. Não importa sua altura, suas medidas, seu cabelo… O que importa é sua felicidade. Seja apenas você, seja apenas feliz.

tania valiati

Minha vida foi uma eterna busca. Acredito muito que a vida é missionária e você já vem com um propósito. Penso que enquanto você não encontrar seu propósito de alma, você não sossega. "Tânia Regina Valiati"