Como Superar a Procrastinação

A procrastinação é uma praga mental e emocional que afeta a todos nós. Consiste na mórbida mania de querer deixar tudo pra depois. É muito difícil permanecer cem por cento imune a esse mal. Mas, com afinco e dedicação, dá pra diminuir, em muito, os seus efeitos nocivos.

Procrastinar é um vício que faz parte da nossa herança cultural equivocada. Acontece o tempo todo, com todos nós. Como? De repente, quando confrontados com coisas que são importantes e que requerem uma atitude mais vigorosa de nossa parte, arrumamos uma enorme variedade de desculpas para tentar justificar que aquilo não pode ou não precisa ser feito agora.

A procrastinação é uma das facetas mais danosas da autossabotagem. O incrível disso tudo é a maneira como essa praga se desenvolve no nível inconsciente. Independente dos “porquês”, que geralmente são muitos, nos deparamos com um processo interno de autossabotagem que nos leva procrastinar, agindo de um modo tremendamente danoso para o nosso crescimento pessoal.

O nosso sabotador interno, quando alimentado por nossa apatia, gera, ao longo do tempo, uma procrastinação crônica. Isso, muitas vezes, acontece num nível tão profundo, que acaba por alimentar um efeito cumulativo, de natureza quase transcendental, fazendo do ato de procrastinar um ciclo vicioso sempre crescente. Assim, mesmo quando completa uma tarefa, aparecem diversas outras, de natureza similar para ocupar o seu lugar.

Enquanto essa praga sabotadora chamada procrastinação for uma emoção dominante, não importa o se faça, sempre aparecerá um interminável ciclo de ações e reações que a perpetuam, como uma sentença maldita.

Felizmente para alguns e “infelizmente” para muitos, a vida é uma teia complexa de ações e reações que vão muito além do plano das aparências. Assim, a procrastinação, como todos os demais hábitos nocivos herdados, requer um cuidado especial, no nível da essência. Veja bem! Não serão meros desejos ou mesmo a força de vontade intempestiva que surge a partir de momentos de inspiração como essa leitura que vão fazer a mudança que você precisa. Para minimizar ao máximo, o desejo de deixar as coisas como estão é preciso ir além. É necessário travar uma batalha diária contra o seu sabotador interno, até que você seja capaz de subjugar o famigerado costume de protelar e “deixar pra depois”.

Embora todos nós tenhamos a tendência de procrastinar, é essencial que isso seja minimizado ao máximo mediante uma postura embasada em ações desafiadoras. É preciso estar disposto a construir, paulatinamente, novos hábitos, embasados em uma postura positiva, otimista e, ao mesmo tempo, corajosa.

Como você pode perceber, não será tão difícil diminuir drasticamente os seus níveis de procrastinação. Tudo o que você tem de fazer para que isso ocorra, consiste em balizar suas emoções, atitudes e ações nos exemplos de homens e mulheres de sucesso. Em outras palavras, é preciso parar de seguir o fluxo da massa reativa e operar no nível das pessoas ativas.

Supere e suprima o famigerado hábito de adiar tudo o que deve ser feito, Aprendiz. Tudo o que você precisa fazer é começar a formar hábitos que façam parte da rotina executada por pessoas de sucesso. Como começar? É simples! Observe-os. Note como eles agem. Perceba como fazem as coisas de uma forma diferente. Note como são ativos. Finalmente, siga-os, tanto na postura quanto nas atitudes e ações.

Note que todos aqueles que se tornaram vitoriosos são essencialmente iguaizinhos a mim e a você. Genialidade é praticamente uma exceção. A diferença que faz a diferença está no modo de agir e reagir diante dos desafios que a vida apresenta a todos, indistintamente.

Os vencedores não são diferentes, apenas agem de maneira diferenciada. Embora tenham seus medos e limitações, como todo e qualquer ser humano debaixo do sol, não se permitem ser dominados por isso.

Seja um vencedor você também, Aprendiz. Trabalhe avidamente, a partir de hoje, no sentido de dominar o sabotador interno que, sem sombra de dúvidas, é seu maior e mais perigoso inimigo.

Todos os homens que se tornaram grandes e vitoriosos têm algo em comum: uma postura otimista, desafiadora e corajosa diante da vida. São pessoas ativas que, de forma persistente e consistente, treinaram a si mesmas até se tornarem aptas minimizar seus vícios, medos e angústias ao mesmo tempo em que potencializaram seus dons, virtudes, competências e habilidades.

A mudança que você quer e precisa está toda embasada em uma transformação pessoal que só pode ser feita por você e através de você. Portanto, a partir de hoje, aja de maneira enérgica no sentido de substituir o hábito da procrastinação por uma postura ativa e desafiadora diante da vida.

Elimine a Procrastinação

A procrastinação pode vir de diversas origens: preguiça, medo do novo, autopunição, medo de sofrer, insegurança, sentimentos de menos valia, baixa autoestima, dentre tantas outras. Seria necessário um artigo inteiro apenas para enumerar suas causas. Mas isso não importa muito. O que vale é compreender o que precisamos fazer para nos livrar dessa praga emocional que destrói sonhos e aniquila vidas.

Eu demorei muitos anos para desmontar o quebra-cabeças que gerava uma procrastinação ardilosa, demolidora de todas as minhas tentativas de evoluir e crescer. Sempre arrumava uma desculpa para permanecer na famigerada zona de conforto que, de “zona de conforto”, não tinha nada.
É incrível como o nosso subconsciente nos trai em virtude da sua natureza essencial que, em nome da autopreservação, combate qualquer ameaça ao estado atual, falsamente considerado como “estado ideal”.

A autossabotagem engendrada nos recônditos mais profundos do inconsciente coletivo tem origem no instinto de preservação delineado ao longo do processo evolutivo da espécie humana. É útil até certo ponto, enquanto nos protege dos perigos reais. Mas, torna-se um bumerangue prejudicial quando confunde falsos temores com a realidade.

A procrastinação é um dos tentáculos mais tenebrosos da autossabotagem. Procrastinar consiste em adiar aquilo que precisamos fazer. A tal mania de protelar; deixar pra depois. É alimentada pela nossa objeção por procurar sempre um atalho, ao invés de seguir o caminho. Pode ser caracterizada também como sendo a forma pela qual priorizamos o prazer imediato, mesmo que essa escolha não seja a mais produtiva, sábia e sensata, em longo prazo.

No momento em que escrevi este artigo, tinha muitas opções a seguir, aparentemente mais prazerosas do que me concentrar, escolher um tema, encontrar argumentos, escrever, ler, reler, corrigir os erros etc. Bem que eu poderia ter optado por conversar com os amigos no Skype, trocar mensagens no WhatsApp ou simplesmente navegar na internet, em páginas de entretenimento, despreocupado e livre de responsabilidades. Isso seria bem mais agradável, não é mesmo?

Escolher o entretenimento, no meu caso, parecia algo tentador porque traria um prazer imediato. No entanto, se tal prática fosse seguida, poderia ser convertida em hábito, alimentando processos de autossabotagem, gerando a procrastinação que, em pouco tempo, bloquearia a minha vontade de escrever, minando a minha criatividade. Diante da possibilidade de escrever ou me divertir, ponderei que tudo tem um preço. E, optei por fazer acontecer ao invés de simplesmente apreciar os acontecimentos produzidos pelos outros.

Eliminar a procrastinação é algo imprescindível, caso você queira estar à frente dos seus pares. Escolher a comodidade e o prazer fugaz, em detrimento das suas nobres aspirações, pode até parecer uma ótima escolha agora. Mas, a longo prazo, é isso que faz a diferença entre o êxito e o fracasso.

Não é preciso abster-se dos prazeres do mundo para causar uma mudança interna que seja capaz de eliminar a procrastinação. O que você precisa é apenas tomar ciência de que o seu bem-estar precisa estar ancorado em um processo responsável de ação e criação. É necessário redimensionar os aspectos positivos e negativos de cada tomada de decisão, sabendo que o que se faz agora, repercute no futuro de forma irrevogável, trazendo consequências benéficas ou maléficas, dependendo da opção original.
Você pode optar por seguir a uma novela fugaz, durante os próximos meses. É uma opção sua. Agora, pense comigo: a longo prazo, o que traria mais benefícios positivos; fazer isso ou participar de um curso noturno, dentro da sua área de atuação?

Eis a diferença que faz a diferença: enquanto a maioria das pessoas assiste a uma programação alienante, elaborada por uma equipe mentora que incita ao consumo desenfreado, o futuro homem vitorioso lê um livro de autoaperfeiçoamento ou participa de um treinamento em desenvolvimento pessoal.

As suas escolhas atuais determinarão seu futuro, Aprendiz. Portanto, pense a médio e a longo prazo. Seja coerente com suas escolhas e não abra mão de suas horas de lazer. Mas também não queira transformar a sua vida em um eterno recreio porque isso é sandice.

Seguir o fluxo imediatista embasado na “onda do momento” pode parecer tentador, mas trará consequências desastrosas para o seu futuro porque amplia o processo interno de autossabotagem, causando angústia existencial, melancolia e, mais à frente; traumas, fobias e depressão.
Fuja dos laços perniciosos que geram a procrastinação enquanto é tempo. Opte por viver em função daquilo que faz a sua alma vibrar. Como? Siga seus sonhos com afinco e dedicação, deixando de lado a futilidade, a preguiça e o comodismo.

Coragem é um estado de ânimo que se constrói a cada dia, mediante uma firme atitude no sentido de seguir sempre em frente, produzindo e fazendo a diferença.
Parafraseando o antigo hermetismo, eu diria que todo aquele que tenta aproveitar a vida de forma intensa, acaba por perdê-la. Quem opta por trocar a alegria ilusória embasada no prazer momentâneo por um bem-estar maior, no futuro, ganha vida em abundância.

tania valiati

Minha vida foi uma eterna busca. Acredito muito que a vida é missionária e você já vem com um propósito. Penso que enquanto você não encontrar seu propósito de alma, você não sossega. "Tânia Regina Valiati"