Apoio Terapêutico Integral

“A consciência da vida brota do inconsciente. (Jung)”

O Acompanhamento Terapêutico Integral é um processo individual ou em grupo com o objetivo de acompanhar o cliente a transcender, transmutar e integrar impregnações, bloqueios e quaisquer outros obstáculos e desafios que possam estar afetando a sua vida hoje, seja no nível físico, energético, emocional, mental ou espiritual.

Neste processo é adotada uma abordagem transpessoal, onde após passar pela consulta de avaliação holossomática, a terapeuta utiliza de sua parapercepção para diagnosticar e indicar o melhor método a ser utilizado para o processo.

Os trabalhos são realizados através de sessões com duração de uma hora e meia a duas horas, e o número de sessões depende do objetivo e do estado como se encontra o cliente.

Metodologia:

Após a consulta de avaliação o cliente já pode estar iniciando as sessões onde podem ser utilizados os seguintes métodos:

1. Regressão de Memória e/ou Retrocognição;

2. Expansão da Consciência – Reprogramação Mental;

3. Hipnose Clínica;

4. Práticas Bioenergéticas;

5. Terapia Holística: Florais, Cromoterapia, Reiki, Técnicas de Harmonização Energética, Chacraterapia, etc.

O que é:

1. Regressão de Memória e/ou Retrocognição?

A regressão de memória ou Retrocognição é um processo espontâneo ou induzido que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas pelo cliente.

Através das diferentes técnicas de regressão pode-se acessar fatos ocorridos durante a vida adulta, a adolescência, a infância, o nascimento, a vida intra-uterina, e até mesmo experiências ocorridas em outras vidas que ainda afetam o dia-a-dia.

A nossa vida é composta por momentos e fases onde cada etapa tem uma importância significativa. Tais fases são marcadas por descobertas, desafios, emoções, sentimentos e aprendizados entre inúmeras outras experiências que a vida pode nos proporcionar.A regressão de memória estará atuando nas fases de sua vida, colaborando positivamente para uma integração plena de qualquer situação ainda mal resolvida, consciente ou inconsciente, que ainda possa estar afetando insatisfatoriamente a sua vida.

Objetivos:

Esclarecer e integrar medos, repressões, culpas e eventos mal resolvidos no passado, a fim de serem feitas escolhas mais adequadas no aqui e agora;

Detectar e integrar traumas passados que fazem com que você sinta-se reprimido e limitado na sua vida atual;

Conscientização através do autoconhecimento;

Tornar-se um indivíduo mais equilibrado melhorando a qualidade de vida total;

Melhorar o relacionamento consigo próprio e conseqüentemente com o meio social;

Buscar verdadeiramente o Ser essencial, tornando-se um indivíduo esclarecido e seguro nas suas ações.

• O que pode-se trabalhar:
• Disfunções do organismo;
• Alergias;
• Claustrofobia;
• Insônia;
• Medos;
• Problemas Sexuais;
• Enxaquecas;
• Relacionamentos;
• Hiperatividade;
• Alcoolismo e problemas com drogas;
• Relembrar e voltar a passar por fatos ocorridos em vidas passadas podem nos ajudar a:
• Reduzir tensões;
• Controlar ou eliminar a dor, culpa, ansiedade e medos;
• Desenvolver a concentração;
• Liberar potenciais pessoais;
• Acionar um senso de responsabilidade;
• Entender os pais e outras pessoas do seu círculo íntimo;
• Aliviar pressões reprimidas e esquecer feridas antigas;
• Melhorar a visualização;
• Tornar-se mais ação do que reação;

Estes são só alguns exemplos de problemas que afetam a nossa vida. Mas há milhares de outros. A terapia de regressão é feita com relaxamento profundo e o paciente nunca perde o controlo sobre os seus atos. Durante e depois da terapia sabe quem é, onde está e o que faz. A terapia de regressão ou Retrocognição ajuda-o a encontrar a solução dentro de si. Porque a origem do problema ficou guardada na sua Alma e, agora, há que curar essa memória. E uma das maneiras de curar a Alma é voltar ao acontecimento que provocou a ferida, revivê-lo e curá-lo.

A partir daí, o seu caminho está livre para ser feliz!

Duração de uma sessão: +/- 2 horas

2. Expansão da Consciência – Reprogramação Mental

É um processo para o despertar da consciência. Colabora para que o homem se situe no mundo; é um caminho para o desnudamento de hábitos de pensamentos, de crenças, de possibilidades, de dependências e de reações repetitivas – bloqueador energético de ação – que acabam levando o homem à ilusão e à escravidão.

A Socioterapia utilizada aqui enfatiza a importância do despertar da consciência humana para a descoberta da sua verdadeira identidade, decifrando o enigma da existência e favorecendo a expressão da vida criativa – pessoal e coletiva.

Através de vivências, esse processo possibilita o desenvolvimento da auto percepção para que o homem possa entrar em contato com a sua origem vitalizando-se e recriando o mundo, conscientemente.

Ao abandonarmos os condicionamentos pessoais, esvaziamo-nos, ampliando a visão interna, com profundas repercussões éticas em nosso agir. Assim com técnicas e dinâmicas, danças circulares e vivencias sendo utilizada em grupo, a Socioterapia usada individualmente, da a possibilidade concreta de o homem transcender seus problemas existenciais, libertando-se dos temores, condicionamentos, couraças, crenças e paradigmas, e recriando a própria vida!

Também neste processos nos utilizamos da Programação Neurolinguística – PNL é uma maneira de modelar outros comportamentos, mas única no sentido que permite alguém a começar a compreender a estrutura da experiência interna.

O que isso quer dizer é que nossa experiência é feita de visualização (imagens), experiências auditivas e sensações. A PNL é o primeiro modelo capaz de observar o relacionamento entre como nós neurologicamente processamos informações e o efeito disto no nosso comportamento e sentimento.

A PNL estuda a estrutura da experiência subjetiva. Por estrutura queremos dizer imagens, sons ou diálogo interno e sensações com que a pessoa cria suas experiências internas e influencia seu comportamento externo.Aprender a ter controle sobre sua vida é o que interessa. Aprender a dirigir seu próprio ônibus,isto é, fazer com que suas experiências subjetivas que acontecem ao acaso sejam dirigidas de modo que elas funcionem de maneira mais benéfica.

A PNL é então uma nova ciência e uma forma de arte que nos oferece ferramentas para influenciar processos específicos pelos quais nós criamos nossa experiência subjetiva.A regra principal na PNL é que se você está procurando problemas você vai encontrá-los; se você está procurando que coisas quer evitar, você vai encontrá-las. Muita gente gasta muito tempo procurando o que poderia dar errado. Parte do problema é essa orientação negativa.

Se você sempre busca o que não funciona você vai encontrar. Se você devota sua energia somente procurando o que poderia dar errado – isso vai criá-lo. Isso é chamado de profecia auto-realizadora. Algumas coisas podem dar errado. Algumas coisas podem funcionar. Você vai encontrar ambas coisas na vida. Procure o que funciona que você vai encontrá-lo.

Então não importa que dificuldade você encare, você tem duas opções:ou você pode fazê-lo ou você não pode fazê-lo ainda, assim você vai começar a procurar o que você precisa fazer para torná-lo possível. Tão logo você assume que alguma coisa pode ser realizada, você vai fazer o melhor que pode e encontrar as ferramentas e habilidades para fazê-la acontecer

3. Hipnose Clínica:

O TERMO HIPNOSE

O termo Hipnose abrange qualquer procedimento que venha causar, por meio de sugestões, mudanças no estado físico e mental, podendo produzir alterações na percepção, nas sensações, no comportamento, nos sentimentos, nos pensamento e na memória, inclusive desencadeando reações neurológicas, endócrinas e metabólicas.

NOMENCLATURAS

HIPNOSE: Estado de estreitamento de consciência ou atenção, provocado artificialmente, parecido com o sono, mas que dele se distingue fisiológicamente pelo aparecimento de uma série de fenômenos espontâneos ou decorrentes de estímulos verbais ou de outra natureza, um indivíduo tratado com hipnose pode manifestar:

TRANSE: é um estado altamente focalizado de atenção. Portanto, dizemos estar em transe aquela pessoa que tem sua atividade psíquica voltada para uma direção específica, como por exemplo: estar com a atenção absorta em um filme, uma história, uma música e assim por diante; estes tendem a serem transes leves, mas o que acontece quando se potencializa este processo? Em um sonho, pensamos e sentimos de acordo com a realidade deste, o mesmo se processa em um transe, que neste caso pode ser diferenciado do sonho devido ao fato de se ter uma direção do conteúdo colocada pelo próprio paciente e/ou pelo hipnotista.

A HIPNOSE NA SAÚDE

A Hipnose otimiza e maximiza os resultados em qualquer tratamento. Sua ação induz a um relaxamento que, sem a necessidade de transes a níveis profundos, tranqüiliza e reeduca o ritmo orgânico, produzindo saúde.

Podemos dizer simplificadamente, que Saúde é o estado de harmonia entre mente, corpo e meio ambiente. O corpo humano, para realizar suas funções e responder aos estímulos vivênciais satisfatoriamente, mantém, naturalmente, um estado permanente de tensão. Contudo, quando essa tensão eleva-se, ocorre o estresse, quando não cuidado pode chegar à depressão, que impede o bom funcionamento do organismo, produzindo doenças, diminuindo a resistência imunológica, gerando desequilíbrio metabólico e acelerando o envelhecimento corpóreo.

INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS DA HIPNOSE CLÍNICA

Auto Estima, Força de Vontade, Ansiedade, Estresse, Depressão, Hipertensão, Insônia, Fadiga Física e Mental, Reflexos, Condicionamento Físico, Concentração de Memória, Dependências (Álcool, Fumo, Drogas em geral, inclusive Medicamentos), Gagueira, Tiques Nervosos, Traumas, Fobias, Síndromes, Obesidade, Compulsividade, Desvios Comportamentais, Impotência Sexual, Distúrbios (Sexuais, sono, da Idade e Emocionais), Timidez, Oratória, Preparação de pacientes pré e pós cirurgia, Controle da Dor, Doenças Psicossomáticas em geral, anestesia, analgesia, hiperamnésia, amnésia, hiperistesia, entre outras aplicações.

4. Práticas Bioenergéticas:

Bioenergética são exercícios corporais vinculados com a respiração. Tensões acumuladas pelo organismo podem ser liberadas com o auxilio da Bioenergética, terapia desenvolvida pelo médico Alexander Lowen, dos Estados Unidos.

Os fundamentos das técnicas que o levaram a criar a Bionergética foram apredindas com o psicanalista Wilhen Reich que afirma que As emoções não expressas ao longo de nossa vida ficam contidas em nosso corpo, formando contraturas, as couraças musculares. Assim a bioenergética pode ajudar a desbloquear essa expressão. O trabalho de bioenergética visa, por meio de exercícios e posturas corporais, bem como de técnicas de respiração, desmanchar esses bloqueios.

Existem exercícios para todos os segmentos do corpo: olhos, boca, pescoço, peito, diafragma, pélvis, pernas e pés. Os exercícios permitem a liberação da energia reprimida através de choro, riso, catarse e vibração espontânea do corpo. Estas vivências aliviam as tensões, possibilitando a oportunidade de enxergarmos os nossos comportamentos automáticos e modificá-los. Desta forma conseguimos ser mais reais, mais espontâneos, mais conscientes.

A Análise Bioenergética combina de uma forma única os princípios fundamentais da Psicanálise com o trabalho direto, nos níveis do somático do desenvolvimento e da relação.

O conceito integrador é que corpo e mente formam uma unidade. Nós somos os nossos corpos como também nossos pensamentos, emoções, sensações e ações. Logo, a Análise Bioenergética centra-se nos processos biológicos envolvidos na saúde.

Talvez você se pergunte: “Para que preciso de tudo isso?” Você é o reflexo de como foi criado na sua infância. Se você construir um prédio com a fundação torta, não adiantará caprichar nos acabamentos sem corrigir as fundações.

Assim é o ser humano. Se temos dificuldades com situações, elas são reflexo de nossa criação. Então, se não liberarmos os sentimentos presos em situações da infância, dificilmente conseguiremos modificar os comportamentos prejudiciais à nossa vida.

A bioenergética nos abre essa chance: a de transformar nossa vida.

5. Terapia Holística:

a) Chacraterpia e Quelação: A Quelação, limpeza de chakras com cristal laser e leitura com pêndulo, propicia o equilíbrio das energias vibracionais dos chakras que são nossos centros de energia favorecendo a harmonia do físico, mental e emocional.

Grande parte das pessoas já ouviu falar na “Aura”.

A Aura é um campo energético que envolve os seres vivos, existem até instrumentos que a medem e a fotografam.

Quelação significa “Limpeza no Campo Áurico. Este sistema de limpeza proporciona um aumento significativo da energia da aura, e geralmente a equilibra.

A energia utilizada é extraída da terra e do Centro da Energia Universal, essas energias são sempre necessárias para curar o corpo físico, porque pertencem as vibrações físicas inferiores, portanto você estará usando essa energia da maneira mais natural o possível.

Essa limpeza proporciona a desobstrução dos Chakras, fazendo com que os mesmos trabalhem na forma correta, despertando assim uma maior conexão com seu EU SUPERIOR.

A chakraterapia é muito abrangente. A chakraterapia nos permite entrar em contato mais profundo com a realidade do nosso Eu interior para resgatarmos a nossa essência. Curar-se pela Chakraterapia é sentir novamente o livre fluir da energia em todo nosso ser. Chakraterapia é o pensamento, a palavra ou a atitude positiva que escolhemos em nosso dia-a-dia.

Chakraterapia é o ato de perdoar a nós mesmos e aos outros. Chakraterapia é o ato de reconhecer que não há erros, apenas situações de aprendizagem. É perceber que não há obstáculos, apenas mudanças, desafios e aprendizagens.

Chakraterapia é adotarmos um estilo de vida saudável, com alimentação saudável, exercícios moderados, higiene mental e meditação. Chakraterapia é aceitarmos a vida aqui nesta dimensão. É procurarmos o bem-estar físico e a paz interior. É fazermos de nossa vida um poema inspirado ou uma canção harmoniosa.

Chakraterapia é “cuidarmos” de nossos corpos sutis através de terapias vibracionais, tais como Florais, Cromoterapia, Radiestesia, Reiki, e muitas outras.

b) Cromoterapia e Colorpuntura

A Cromoterapia é o estudo das aplicações das cores, derivadas do espectro da luz solar, e que motiva a curiosidade humana desde a antigüidade.

Em nosso tempo seu uso tem sido empírico e ordenado pelas sensações que cada cor manifesta, seja no uso das roupas, nas tintas que ornamentam as paredes, ou baseado no conforto visual que as flores e folhas nos brindam a cada amanhecer.

As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular. É a ciência que se utiliza das diferentes cores contidas no espectro visível e que são decompostas da luz branca, para buscar o equilíbrio do ser humano.

A aplicação das cores altera ou mantém as vibrações que proporcionam saúde, pela capacidade de regeneração que a energia luminosa possui e a ação vibracional que as CORES nos proporcionam.

Ao trabalhar com as cores para fins terapêuticos, o terapeuta deve, antes de tudo, estar em equilíbrio físico, mental e espiritual, deve analisar detalhes, buscando associar os sintomas às causas emocionais.

c) Reiki

A palavra REIKI é de origem japonesa e resulta da união dos fonemas REI e KI. REI significa a força cósmica, a energia universal, a essência energética cósmica que a tudo interpenetra. KI é a energia da força vital, sem o KI não há vida.

Quando essas duas energias se encontram, a energia Cósmica com a nossa individual forma-se o REIKI. Por isso, a iniciação é fundamental. Quando essa se dá, através da iniciação ou sintonização, forma-se o REIKI e o individuo toma-se um canal para o fluir da energia cósmica. Essa energia, que é urna energia inteligente, flui para onde seja necessário no local – momento ou a distância – no passado ou no futuro. Através de sua técnica de utilização, equilibra os sete principais CHACRAS (Centros de Captação e Transformação de Energia) distribuídos harmonicamente entre a base da coluna e o ponto mais alto da cabeça.

Concluindo, a aplicação do REIKI é a captação e a utilização da energia cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização.

Entre outras terapias de Harmonização são aqui utilizadas no Acompanhamento Integral Terapêutico.