Saiba como evitar o Stress

Sintomas do Stress

O stress surge como uma resposta do organismo para se defender. No entanto, quando persiste durante muito tempo, pode dar origem a diversos sintomas físicos e psicológicos.

Em situações de stress o organismo liberta uma quantidade excessiva de adrenalina e catecolaminas. É esta libertação de hormonas que provoca diferentes reações no corpo humano, entendidas como sendo sintomas de stress.

Sintomas físicos do stress

  • aumento da frequência cardíaca
  • aumento da tensão arterial
  • aumento dos níveis de açúcares e gordura no sangue
  • insónias
  • dor de costas, de cabeça ou tensão no pescoço
  • transtornos gastrointestinais (especialmente dores de estômago)
  • cansaço excessivo
  • sensação de falta de ar

Sintomas emocionais e cognitivos do stress

  • depressão
  • ansiedade
  • pensamentos negativos recorrentes
  • irritabilidade excessiva
  • sensação de falta de controlo
  • dificuldades de concentração, de memória, de aprendizagem e de decisão

A melhor forma de não se estressar com as coisas boas, é saber lidar com elas. “Planejar, saber dinamizar as coisas é o melhor jeito de evitar o estresse” recomenda a psicóloga Tania Valiati. Segundo a doutora, é importante se organizar, marcar horários para fazer as coisas e algumas vezes reservar um tempo livre para descansar.

No trabalho, procure quebrar o ambiente maçante. Colocar uma planta na sua mesa ou fotos de pessoas queridas ajudam muito. Quando o serviço estiver muito corrido, procure reservar um tempo para descansar, nem que seja só um pouquinho.

Uma opção é escutar música, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa. “Cada pessoa tem que saber que tipo de música é melhor para ela” lembra a psicóloga. Para pessoas que adoram dançar, escutar música clássica pode deixá-las mais nervosas. Nesses casos o melhor pode ser sair para se divertir. Para outras pessoas, a recomendação pode ser escutar jazz, rock ou até mesmo um samba.

Ao sair do trabalho, o importante é pensar em outras coisas, aliviar a cabeça. As opções podem ser desde sair com os amigos, dar um passeio, até tomar um banho relaxante ou ler um livro. Cada pessoa deve procurar a sua forma de aliviar a rotina. Nos casos mais graves, procurar ajuda de um psicólogo pode ser uma solução.

Coisas boas também estressam

Quando se fala em estresse, as pessoas logo o associam a coisas ruins, como excesso de trabalho, problemas ou barulho. Mas a verdade é que coisas que são boas também estressam. Viagens, promoções ou até mesmo férias podem ser estressantes.

Isso ocorre quando não conseguimos planejar ou administrar bem as coisas. “O estresse é uma defesa do organismo para condições do ambiente”. Segundo a dra, o estresse “é prejudicial quando a gente não consegue lidar com as coisas que acontecem”.

Um exemplo desse tipo de estresse pode ser uma promoção do trabalho. A pessoa começa a ficar tão ansiosa pela promoção, que isso pode acabar estressando. Se a promoção demora para chegar, ou se ela chega mas traz mais responsabilidades que o esperado, pode ser prejudicial.

Outro exemplo são as viagens. “É muito comum as pessoas se estressarem por causa de viagens” comenta Dra Tania. Segundo a doutora, alguém pode estar tão ansioso por uma viagem que acaba não se preparando e, quando finalmente chega o momento de viajar, ele não consegue curtir, de tão nervoso. “Outro caso é quando se quer aproveitar ao máximo o passeio”, diz ela, “Fica-se tão ocupado tentando ver o máximo de coisas e não perder nada, que acaba-se não comendo, não se alimentando direito” completa.

Um casamento, que é uma ocasião especial, pode acabar se transformando num transtorno para o casal. Desejando fazer uma grande cerimônia os noivos podem se desgastar na organização. Algumas vezes, é mais aconselhável fazer uma coisa mais simples, e aproveitar o casamento.

Qualquer alteração, enfim,  da rotina pode estressar alguém, se não souber lidar com a situação. A recomendação é planejar e se organizar. Para as coisas boas também.

Como saber se você se estressa com coisas boas

Se, ao tentar sair da rotina, você apresenta algumas das reações abaixo, tome cuidado, você pode estar se desgastando com coisas que deveria aproveitar.

Ao viajar:

  • Você fica eufórico, não pode ver a hora de sair, de forma que não consegue fazer nada, nem planejar a viagem.
  • Você quer fazer de tudo, não quer perder nada, quer ver tudo, experimentar de tudo sem ter tempo de descansar.
  • Fica pensando que tudo vai dar errado, que vai perder o trem, que vai chover, que não vai conseguir aproveitar o passeio.
  • Não pára de pensar em coisas que deveria ter feito antes de viajar.
  • Fica preocupado se os filhos/parentes estão bem, se estão conseguindo se virar sozinhos.
  • Você não pára de pensar no trabalho, fica pensando nas coisas que deveria ter feito.

Ao receber uma promoção:

  • Você não vê a hora da promoção chegar e, se ela atrasa, você fica preocupado, imaginando o que pode ter acontecido.
  • Não consegue organizar suas novas prioridades ou responsabilidades.

Ao organizar um evento:

  • Fica ansioso, não vê a hora do evento chegar.
  • Fica preocupado com os mínimos detalhes, se desespera se alguma coisinha sai errado.
  • Tenta organizar uma coisa grande demais, mas no final são tantos detalhes que o evento não é aproveitado.

O que fazer para aproveitar as coisas sem se estressar:

  • Planeje bem seu tempo.
  • Organize e determine de forma clara suas prioridades.
  • Não se valorize ou desvalorize demais. Procure certificar se tudo estará bem na sua ausência.
  • Não deixe coisas por fazer ao tirar férias ou viajar.
  • Tenha consciência de suas capacidades, não ultrapasse seus limites.

10 Maneiras de reduzir o stress do corpo e da mente

Existe estresse bom … e também há estresse ruim. Você sabe a diferença? E como você está lidando com o seu? É importante estar ciente do stress que você convive no dia-a-dia, para que você possa construir um relacionamento com seus maiores fatores de estresse e controlar a forma como você reage a eles.
Alguns estresses são saudáveis … eles entram em ação para protegê-lo em momentos de necessidade e lhe dá um senso de foco quando você está prestes a fazer um teste ou uma apresentação. O que te motiva a estar preparado para a ocasião. E em situações de emergência, o estresse pode realmente salvar sua vida.
Depois, há o tipo de estresse que é prejudicial. Ele pode causar dores físicas, mentais e emocionais. Ele pode fazer com que seu corpo e mente reajam de forma exagerada as situações, resultando em problemas digestivos, flutuação de peso, doenças cardíacas, depressão e uma série de outras questões que ninguém deseja ou merece.
É hora de gerenciar o bom e o ruim, e as caras feias de estresse em sua vida. Aqui estão 10 alternativas de gerenciar o estresse, para que possa entrar no caminho de uma vida saudável e equilibrada.

Número 1: Identifique seus gatilhos de estresse

Reconhecer os gatilhos para suas reações estressantes é o primeiro passo importante na gestão de seu estresse. É verdade, pode ser impossível remover o estresse da vida, mas a compreensão das forças externas e de que forma atuam, é particularmente útil para resolver os problemas subjacentes.
Quais as tensões externas? E como você reage a isso? Há uma série de reações físicas e mentais ao estresse e todo mundo reage de forma diferente. Entender como ele se manifesta em sua vida é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio.

Número 2: Faça algum exercício físico

Movimentar o corpo é importante para combater as reações do estresse e evitar que eles surjam no futuro. Quando você mantém seu corpo em boa forma, você se sente mais leve e com mais energia, deixando-o preparado para gerir o stress da vida.
Não importa o seu nível de condicionamento físico, a chave central é simplesmente movimentar seu corpo todos os dias. Identificar o tipo ou tipos de exercícios que você mais gosta e aqueles mais adequados para o seu tipo de biotipo, ou dosha – será a chave para o desenvolvimento de uma rotina regular de exercícios.

Número 3: Crie momentos de quietude todos os dias

A meditação é uma das melhores ferramentas que temos para combater o estresse, e gerar predisposição do seu cérebro para controlar a negatividade.
Na meditação, o seu corpo realmente libera o estresse e reverte os efeitos da resposta de fuga ou luta. Esta resposta tem realmente a intenção de ser um mecanismo de curto prazo para protegê-lo do perigo percebido, o que raramente vem a calhar hoje em dia. E o estresse gerado dentro de você a partir da resposta pode ser prejudicial para a sua saúde.

Número 4: Comer Bem

Nutrir o corpo com o alimento certo lhe dará a energia que você precisa para enfrentar o que a vida lhe traz, inclusive o estresse.
Cada corpo tem necessidades nutricionais diferentes, e o Ayurveda nos ensina que um plano de dieta deve ser baseado em uma compreensão do seu dosha. Se você está estressado, o que você está comendo é de suma importância, e entender como os diferentes doshas são acionados por diferentes alimentos. É importante fazer escolhas alimentares conscientes com o seu dosha.

Número 5: Dormir para combater o stress

Você está dormindo o bem? Um sono reparador é uma das chaves essenciais para se manter saudável e forte. Quando você está bem descansado, você pode se aproximar de situações estressantes com mais calma, mas o sono é muitas vezes negligenciado ou subestimado.
A chave é ter certeza que você não apenas dormiu o suficiente, mas que a qualidade do sono que você está recebendo é repousante e restaurador.

Número 6: Respeitar as férias

Tirar férias anuais é realmente fundamental para você. Pergunte ao seu médico: parece que sair de férias não pode ser um tipo de exceção ou tratado com negligência, pois realmente é necessário para uma boa saúde.
Mas múltiplas viagens semanais, viagens exóticas não são sempre uma opção com as muitas responsabilidades diárias que vêm com a vida. Se você tiver tempo e dinheiro para sair em uma turnê europeia é bem vinda, mas simplesmente passar um fim de semana perto de casa, mas longe da rotina diária, o planejamento de uma ruptura é uma grande ferramenta para reduzir o stress. Além disso, dá-lhe algo para olhar para frente.

Número 7: Criar uma Prática de Gratidão

A gratidão é uma força poderosa que você pode usar para expandir a sua felicidade, melhorar sua saúde, e como você já deve ter imaginado, ajuda a lidar com o estresse.
Muitos estudos científicos, incluindo a investigação por psicólogos de renome como Robert Emmons e Michael McCullough, descobriram que as pessoas que conscientemente se concentram em gratidão, experimentam maior bem-estar emocional e a saúde física do que aqueles que não o fazem.

Número 8: Criar bolhas em seu calendário

Se você está lendo isso, você provavelmente tem uma agenda lotada, que é um contribuinte para o estresse. Quando você tem está sobrecarregado, você acaba correndo ao longo do dia em multitarefas, o que só vai agravar os níveis de estresse.
Criação de bolhas em sua programação é uma boa tática para reduzir o risco de estresse. Programe bastante tempo entre a obtenção do ponto A ao ponto B – quando for a reuniões, aulas ou for de casa para o trabalho planeje uma margem de segurança – isso ajudará a evitar estressores potenciais que possam surgir e que estão fora de seu controle. Por exemplo, se você sabe que tem que chegar na hora certa para uma reunião às 09:00 e que você leva 20 minutos para chegar ao trabalho, programe 30 minutos, assim você não tem que se apressar ou ficar estressado se você pegar tráfego.

Número 9: Diga Cheese

Ninguém pode negar a conexão entre a mente e o corpo. Mas o quanto de energia o corpo tem sobre a mente?
Estudos descobriram que até mesmo um sorriso falso pode ajudá-lo a lidar com o estresse. Então, se você está procurando uma saída para o estresse, você precisa sorrir mais.

Número 10: Pare de ser sem ser

Você faz coisas em sua vida, porque você quer … ou porque você deveria? Você está prestando atenção aos sinais que o Universo está enviando a você e a orientação que você sente no fundo de sua alma? Porque estamos tão cheio de ideias e julgamentos sobre o que deve e não deve fazer, nós tendemos a ignorar o melhor conselho que é a orientação da nossa alma.

tania valiati

Minha vida foi uma eterna busca. Acredito muito que a vida é missionária e você já vem com um propósito. Penso que enquanto você não encontrar seu propósito de alma, você não sossega. "Tânia Regina Valiati"