Você sabe o que é Terapia Holística?

 

O que é essa tal de Terapia Holística?

Estados emocionais negativos, falta de consciência corporal, carência alimentar, bloqueios energéticos nos meridianos, dentre outras coisas, costumam causar um grande sofrimento ao ser humano. E a Terapia Holística visa auxiliar na solução desses quadros.

Embora as pessoas que se percebem nesses estados não estejam doentes no sentido técnico da palavra, elas também não estão aproveitando seus corpos em sua plenitude! Na verdade, muitas delas estão verdadeiramente com bloqueios! E estes bloqueios as impedem de desenvolver suas atividades diárias com uma melhor performance e resultado.

Ao mesmo tempo, estas pessoas não conseguem ter tratamento médico adequado às suas necessidades. Isso acontece porque os problemas que apresentam não são considerados doenças, restando a elas, apenas, continuarem na situação em que se encontram.

A Terapia Holística surgiu exatamente desta lacuna.

A Terapia Holística é uma prática não médica. Buscamos principalmente o equilíbrio corporal, psíquico e social do indivíduo. Atuamos através de estímulos naturais. Vislumbramos a autoajuda e o despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que está inserido.

O Terapeuta Holístico promove junto ao seu cliente o autoconhecimento e o equilíbrio energético, sempre dentro do paradigma holístico.
A propósito, o termo ‘holístico’ vem do grego ‘holos’, que significa ‘inteiro, ou todo’. Ou seja, trata o ser humano como um todo e não sobre uma visão fragmentada da realidade.

Origem das Terapias Holísticas

O nome teoria holística vem da palavra holos que significa todo, inteiro. O princípio deste tipo de terapia é tratar do ser humano como um todo. Como assim? Nós somos formados por elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais mas normalmente só damos atenção aos problemas e doenças do corpo físico. As terapias holísticas enxergam o ser humano como um todo e não como um fragmento do real, ela tem por objetivo tratar de todos os âmbitos da pessoa, concentrando não apenas nos sintomas mas também nas causas que a afligem naquele momento.

O tratamento de doenças através das Terapias Holísticas

 As terapias holísticas entendem que as doenças acometem o nosso corpo quando nós nos desligamos do nosso espírito, quando perdermos a fé em nós mesmos e não acreditamos (ou não enxergamos) o nosso potencial.  Essa ausência de fé gera pensamentos negativos, confusos e densos, afastando nossa energia e leveza.

Como a física quântica já comprovou que todo pensamento gera uma emoção, a terapia holística percebe que esses pensamentos negativos e pessimista irão trazer emoções também negativas, como o mau humor, o ressentimento, a raiva, etc. Ao convivermos diariamente com esses pensamentos e emoções pesadas e negativas nosso corpo somatiza essas debilidades, e elas são expressas tanto no nosso corpo mental (com depressões, tristeza, apatia) como no nosso corpo físico (como doenças, dores e disfunções)

A Terapia Holística é hoje a alternativa de tratamento de saúde que mais cresce no mundo. O aumento significativo dessa procura é motivado principalmente pela forma como essa terapia enfoca o ser humano e seus problemas. No trabalho holístico o ser humano não se resume apenas em um corpo físico, e sim visto como um complexo composto basicamente de uma individualidade inteligente (chamada de corpo emocional ou astral, alma ou espírito), um corpo energético, e um corpo físico, não podendo assim serem tratados individualmente. No enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas, e tão somente, o reflexo ou a somatização das desarmonias já existentes nos corpos energéticos e ou emocionais. Assim sendo o tratamento holístico visa tratar não apenas as dores ou desajustes do corpo físico, ou seja, não somente o efeito, mas sim, busca detectar a origem do mal e trata-lo para que assim deixe de existir não só o mal, mas também a causa que o provoca.

Fazendo uso das mais variadas técnicas de trabalhos naturais a terapia holística busca despertar na pessoa o auto equilíbrio corpóreo/psico/social através da correção e harmonização de seus próprios recursos físicos, emocionais e energéticos, transformando assim a desarmonia em saúde e autoconhecimento.

Com essas técnicas a terapia pode ajudar pessoas com stress físico e/ou emocional, dores nas costas, ombros, membros superiores e inferiores, ciático, ajuda ainda no combate e prevenção de problemas como ansiedade, insônia, depressão, TPM. Fazendo uso de vários métodos diferentes a terapia holística pode detectar no corpo energético da pessoa alterações que estejam comprometendo o seu estado físico e/ou emocional, podendo aí auxiliá-lo e orientá-lo nas correções necessárias para o seu reequilíbrio. É possível também através do emprego das mãos, com exames de palpação dinâmica ou estática identificar desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais no corpo físico. Costuma-se dizer na terapia holística que o corpo fala mais do que a boca quando se trata de expor sobre dores e emoções.

É importante esclarecer que dentro do paradigma holístico e até mesmo legal, o terapeuta holístico não é doutor, por isso ele não “receita”, mas sim “recomenda”, ele nunca “diagnostica”, ele “avalia”, “analisa”, e nunca “doenças”, e sim “disfunções”, “desequilíbrios energéticos”, “predisposições”. Da mesma forma jamais usa “medicamentos” (que pressupões pela própria gênese da palavra, a existência de um médico), recomenda isto sim, “remédios naturais”, “essências”, “extratos”.

Um bom terapeuta nessa área não se forma com a simples leitura de um ou outro livro, desta ou daquela técnica de trabalho, ou ainda com a frequência em qualquer curso da matéria. Para se formar um bom terapeuta é necessário fazer cursos nas áreas específicas, muita leitura, muita pesquisa, muita prática e acima de tudo uma formação e uma conduta moral muito sólida. Somente assim o terapeuta saberá compreender o valor de servir e respeitar o próximo, e ajudar a evolução da humanidade que é o verdadeiro espírito do holismo. Por isso, infelizmente, temos ainda muitos terapeutas atuando nessa área sem o devido preparo.

 

 

tania valiati

Minha vida foi uma eterna busca. Acredito muito que a vida é missionária e você já vem com um propósito. Penso que enquanto você não encontrar seu propósito de alma, você não sossega. "Tânia Regina Valiati"