O Que É o Ho’oponopono?

Que É o Ho’oponopono?

Eu limpo para estar na Presença de Deus. Uma vez lá, a Divindade me dará tudo que é perfeito e correto para mim. Eu só sei isso. Esta é a Meta da minha vida. Se eu tenho qualquer meta ou objetivo, é estar na Presença de Deus.

Dr. Ihaleakala Hew Len -23 de Janeiro, 2008

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Você pode através desse sistema se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante – principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você. O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam o vazio dentro de você. A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

Sinto muito.         Me perdoe.         Te amo.          Sou grato.

Lembrem-se, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas. O Dr. Len mantém essa frase em mente sempre; “A paz começa comigo”, é o que ele procura praticar embora ainda tropece vez ou outra.

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Pesquisas mostram que á todo momento existem 11 milhões de “bits” de informação em nossa volta, mas só percebemos 15 “bits”, e são em cima desses “bits” que julgamos as coisas! Portanto, não sabemos o que realmente está acontecendo. Então dizemos para a Divindade; “Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de determinada maneira, eu gostaria de liberar isso.” Largando de mão essa vontade de consertar as coisas, de mudar as pessoas, deixando Deus fazer, nós mudamos nosso mundo interior o que causa uma mudança também no mundo externo.

Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente. Quando nos ocorre um problema o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas.

A kahuna* Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que; “Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.” Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

*”Kahuna” em Havaiano significa “guardião do segredo”

O processo Ho’oponopono

Quando sofremos com algum problema, seja ele um problema de relacionamento com outra pessoa, problema de saúde, ou quando a auto-estima está em baixa, quando nada parece dar certo, ou não ter solução em vista, o que continuamos fazendo? Continuamos buscando soluções e respostas através da atividade da mente, da análise de experiências passadas, do conhecimento adquirido ou consultado, tudo isso é o intelecto querendo resolver os problemas. Mas pelo Ho’oponopono compreendemos que o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas, ele só pode manejá-los. E manejar não resolve problemas.

Ao fazer o Ho’oponopono você pede a Deus, a Divindade, para limpar, purificar a origem destes problemas, que são as recordações, as memórias se repetindo em sua Mente Subconsciente. Você assim neutraliza a energia que você associa à determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é libertada e transmutada em pura luz pela Divindade. E dentro de você o espaço liberado é preenchido pela luz da Divindade. Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, ou sua origem. A sua responsabilidade está em não permitir que o padrão se repita, gerando mais problemas, perpetuando a condição de sofrimento. Isso porque o ser humano só pode viver de duas maneiras: uma, pela programação adquirida, memórias se repetindo, a outra pelas inspirações, que são divinas.

No momento que você nota dentro de si algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, peça a Deus:

“Divindade, limpe em mim as memórias que estão causando este problema. Transmute-as em pura luz”

Então use as frases desta seqüência: “Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.” várias vezes, você pode destacar uma que lhe toca mais naquele momento e repeti-la. Deixe sua intuição lhe guiar.

Quando você diz “Sinto muito” você reconhece que algo (não importa se saber o que) penetrou no seu sistema corpo/mente. Você quer o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Me perdoe” você não está pedindo a Deus para te perdoar, você está pedindo a Deus para te ajudar se perdoar.

“Te amo” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia fluindo, religa você ao Divino.

“Sou grato” é a sua expressão de gratidão, sua fé que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, você pode ser inspirado a tomar alguma ação, qualquer que seja, ou não. Se continuar uma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terás a resposta quando completamente limpo.

Lembre-se sempre que o que você vê de errado no próximo também existe em você, somos todos Um, portanto toda cura é auto cura. Na medida em que você melhora o mundo também melhora. Assuma esta responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer este processo, só você.

Aqui está a oração original da Kahuna Morrnah Simeona, criadora do Processo Ho’oponopono da Identidade Própria, oração simples e poderosa:

“Divino Criador, pai, mãe, filho em Um…

Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão…

Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz…

Assim está feito.”

Faça esta oração em relação a qualquer problema com qualquer pessoa; ao se fazer o apelo ao Divino Criador estamos nos dirigindo à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do Divino Criador.

Só é necessário isso.

Liberando memórias com o Ho’oponopono

Durante mais de duas décadas pesquisando sobre técnicas de autoconhecimento e aperfeiçoamento pessoal, conheci muitas práticas realmente efetivas. Além da Lei da Atração, com a qual tenho mais afinidade, alcancei êxito também com EFT, PNL, Poder da Mente, Pensamento Positivo e Meditação, dentre outras.

Nos últimos dois anos, aprendi uma nova prática que considero de suma importância para o meu amadurecimento na área do autoaperfeiçoamento. É uma antiga técnica havaiana de liberação de memórias, conhecida como Ho’oponopono.

Conheci o Ho’oponopono de forma tardia, através de um excepcional livro do escritor americano Dr. Joe Vitale, denominado Limite Zero. Já até escrevi um artigo sobre essa descoberta que você pode Ler Aqui.

Tempos depois de ter escrito algo sobre essa filosofia milenar, reli o livro do Dr. Joe Vitale e, surpreendentemente, foi como nunca tivesse feito isso. É incrível como nossas concepções mudam com o passar dos dias. Em pouco tempo, a releitura de um livro, aliada a outras pesquisas acerca do tema, proporcionaram-me visões e percepções absolutamente distintas. Certamente, à primeira leitura, eu não tinha uma clara visão a respeito de como as memórias inconsciente influenciavam nas minhas atitudes e ações. Agora, entendo e aceito isso muito bem.

Mesmo antes de ler o livro Limite Zero, eu já tinha ouvido falar sobre Ho’oponopono em sites na internet. No entanto, as análises simplificadas do método não fizeram muito sentido para mim. Felizmente, o Dr. Joe vitale é um escritor que consegue colocar entusiasmo nas palavras. Foi com ele que eu aprendi a dar um melhor significado ao mantra do Ho’oponopono, ainda que eu tivesse que ler o livro por duas vezes até assimilar a técnica.

“Sinto muito.” “Por favor, me perdoa.” “Eu te amo.” “Obrigado!” Essas palavras tão simples e diretas tem um poder transformador tremendo. Mas, para que as mesmas façam sentido, é necessário compreender todo o conceito da filosofia havaiana. O livro Limite Zero serviu-me de estímulo para isso. Fui atrás e descobri como carregar essas frases, aparentemente simplistas, com uma energia tremenda, a ponto de fazê-las provocar curas físicas, mentais, espirituais e financeiras.

Segundo o Dr. Hew Len, principal disseminador vivo do Ho’oponopono, muitas vezes citado por Joe Vitale, a metodologia da filosofia havaiana é eficaz porque libera as nossas memórias negativas, raízes de todos os males repassados como herança, de geração em geração. Por conta disso, é preciso fazer uma preparação prévia antes de professar a oração básica do método. Isso seguramente requer toda uma compreensão que só pode ser alcançada mediante um estudo mais aprofundado.

Basicamente, antes de se chegar ao veredito expressado nas quatro falas da oração síntese do método, o praticante recita uma oração prévia que conclama um apelo à Divindade. Diz o seguinte:

“Divino criador, pai, mãe, filho como um só… Se eu, a minha família, os meus parentes e os meus ancestrais ofendemos a ti, tua família, teus parentes e teus ancestrais em pensamentos, palavras, realizações e ações desde o início da criação até o presente, pedimos o teu perdão… Permita que isto limpe, purifique, libere, interrompa todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, e transmute essas energias indesejáveis em uma luz pura. E está feito.”

Logo após, é recomendado que se repita as quatro declarações essenciais do Ho’oponopono, por várias vezes, dirigindo-as ao Divino dentro de si mesmo.

Quando da primeira leitura do livro Limite Zero, tentei por alguns dias executar essas práticas, sem contudo, obter êxito em minhas expectativas. Obviamente, eu ainda não estava pronto. Somente agora, depois da releitura do livro de Joe Vitale, precedido de um estudo mais aprofundado a respeito da técnica, foi que os resultados começaram a aparecer.

O Ho’oponopono é uma filosofia de vida fantástica que, uma vez assimilada por nossa essência, traz uma libertação profunda, em níveis da existência que vem de muito antes do nosso surgimento nesse mundo físico e vão para muito depois. Vale a pena conhecer melhor essa metodologia milenar.

É essencial compreender a natureza transcendental da vida para que a nossa evolução seja levada a cabo, com eficiência. O Ho’oponopono é uma proposta viável, mas que precisa, acima de tudo, ser bem assimilada. E, para um ocidental mediano como eu e você, não será um simples artigo que terá poder suficiente para trazer um entendimento profundo. Espero que o presente artigo possa servir de estímulo para que você leve em consideração uma pesquisa mais aprofundada acerca dessa técnica milenar de liberação de memórias ruins.

Ho’oponopono e Milagres

Quem escreve com determinada frequência como eu, precisa estar conectado, sempre estudando, pesquisando e, principalmente, lendo muito. De livros que vão desde a Bíblia a tratados alquímicos e magia. Do poder da mente ao ho’oponopono. Já li muita coisa.

Dos diversos livros que tenho, um autor tem sido bastante relevante para favorecer a minha inspiração. Trata-se de Joe Vitale, escritor americano que participou do maravilhoso filme The Secret, de Rhonda byrne.

Sinceramente, até dois dias antes de escrever este artigo, nem imaginava o porquê da minha simpatia pelo Dr. Joe Vitale. Obviamente, o conheci através de O Segredo, obra que transformou minha vida. Mas, havia diversos professores no filme e nenhum deles marcou tão profundamente para mim quanto o Joe.

Tenho todos os livros do Dr. Joe Vitale traduzidos para a língua portuguesa. É uma admiração incomum. Na semana passada, comprei mais novo livro dele. Trata-se de “Marco Zero”, obra que complementa “Limite Zero”, escrito há mais de sete anos. Foi durante essa leitura que descobri o motivo da minha admiração por esse autor. É que, diferente de outros escritores, Joe se mostra como é, absolutamente humano. Ele é autêntico e não procura se esconder através da figura mitológica de celebridade.

Frequentemente, em seus livros, Joe fala de suas angústias, admite seus erros, confessa suas falhas e se mostra sempre aberto para o novo.

Eureca! É isso! O Dr. Vitale, assim como eu, segue a senda do Aprendiz. Embora nunca tenha dito algo sobre a sua forma de vivenciar o Sagrado, dessa forma, Joe prefere a dúvida construtiva ao estagnador fanatismo convicto. Isso é ser um Aprendiz.

A sabedoria antiga preconiza que pássaros de mesma plumagem voam juntos. Assim, embora nunca tenha falado com o Dr. Vitale, minha alma sente a sintonia, por conta das nossas preferências similares. Ambos, somos aprendizes. Jamais almejamos a soberba de nos tornarmos mestres.

No último livro do Dr. Joe Vitale, ficou muito clara a sua postura de Aprendiz. Isso porque, além de confessar suas fraquezas, sem reservas, ele se mostrou aberto a todas as possibilidades e diversidades da existência.

Mesmo sendo um praticante contumaz da Lei da Atração, tendo colhido através resultados maravilhosos ao longo de sua vida através dessa prática, Joe Vitale teve a coragem e a ousadia de sair da caixa, abrindo o leque da percepção para outras possibilidades que a vida oferece.

Joe Vitale é um Aprendiz nato porque nunca abriu mão do espírito aventureiro que busca novas possibilidades o tempo todo. Dessa forma, conheceu o Ho’oponopono da identidade própria, através de um amigo em 2004. A partir de então, movido pela curiosidade inata de todo Aprendiz verdadeiro, buscou todas as informações disponíveis e, com ousadia e coragem, revelou para o mundo essa filosofia magnífica de cura do povo havaiano. Através das obras de Joe Vitale, muitas pessoas, assim como eu, encontraram alento, socorro e êxito na prática dessa filosofia de autoaperfeiçoamento.

Eu sou e serei eternamente grato ao Dr. Joe por ter difundido o Ho’oponopono no ocidente. Um método tão simples e ao mesmo tempo, tão poderoso. Eu sou a prova viva de que esse sistema é milagroso.

Ao se voltar para a Divindade dentro de mim, repetindo as frases essenciais do Ho’oponopono, milagres aconteceram, e continuam acontecendo. O Porquê, eu não sei muito bem. E também não me interessa tanto. Deixei de ficar obcecado por saber os segredos do Universo depois que aprendi, justamente com essa filosofia, que nunca teremos o controle total e que jamais saberemos das motivações do Divino. O que precisamos é apenas liberar memórias negativas e limpar nossos programas indesejáveis. Só isso!

Você ainda não conhece as frases milagrosas do Ho’oponopono? Ei-las:

“Sinto muito. Por favor, perdoe-me. Te amo. Sou grato.”

Simples? Nem tanto! É preciso conhecer todos os princípios psicológicos e filosóficos que essas palavras englobam, dentro do contexto da filosofia havaiana. Sendo assim, recomendo fortemente a você que agora lê, que faça um aprofundamento investigatório acerca desse método magnífico de autoaperfeiçoamento e cura interior.

Gostaria de frisar que citei o Dr. Joe Vitale por conta de minha admiração pessoal. No entanto, não é necessário comprar os livros dele para saber mais sobre o Ho’oponopono. A internet está cheia de conteúdos gratuitos a respeito do método. Basta ser curioso e saber separar o joio do trigo.

O Ho’oponopono é um sistema de resolução de problemas e de transformação pessoal. Trata do perdão e da capacidade de assumir a responsabilidade por tudo o que nos afeta. É um método ancestral havaiano, utilizado para sanar problemas e restabelecer a sintonia com o Divino.

O conhecimento havaiano, base do Ho’oponopono era secreto, algo considerado sagrado e zelosamente guardado pelos sábios do Havaí até bem pouco tempo. Isso até que na segunda metade do século passado, Morrnah Simeona, professora da Universidade de Havaí, elaborou e difundiu abertamente, um método evoluído da filosofia secular havaiana: o Ho’oponopono da Identidade Própria.

A venerada kahuna, como era chamada Simeona, simplificou o Ho’oponopono, concentrando o foco de atuação nos conflitos interiores das pessoas. Sua metodologia de ação dava ênfase ao papel relevante do subconsciente e a ligação transcendental que temos com um Poder Maior, geralmente chamado por ela de “Divino”.

Além das quatro frases essenciais citadas acima, Simeona elaborou uma oração mais abrangente para ser utilizada no processo de limpeza interna. Pode ser proferida toda vez que sentimos necessidade de purificar algo, em qualquer situação.

Lembrete: ao fazer esse apelo ao Divino, você estará se dirigindo a Divindade que existe dentro de você e subsiste em todas as pessoas, objetos e experiências. É essencial entender isso. Ei-la:

Divino Criador, pai, mãe, filho em um. Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão… Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz. E assim está feito.

Um Pouco mais Que Você Precisa Saber sobre Ho’oponopono

Você já ouviu falar sobre a Técnica Ho’oponopono?

Meus estudos me levaram a compreender, claramente, que o intelecto apenas administra nossas memórias, e não é administrando as memórias que resolvemos os problemas. Eu queria me livrar deles! Então entendi que existia uma senha. Simmm! Um comando que funciona como uma senha no universo. Quando fazemos o mantra Ho’oponopono, repetindo as frases

 “SINTO MUITO, ME PERDOE, TE AMO, SOU GRATO”

A divindade absorve os pensamentos dolorosos e os neutraliza, purificando e transmutando em pura luz. Ou seja, aprendi que esse comando purifica nossas memórias que são feitas de energia, para o que chamamos de VAZIO com Luz.

“Se podemos aceitar que somos a soma total de todos os pensamentos passados, emoções, palavras e ações, e que nossas vidas e escolhas atuais são coloridas ou sombreadas por esse banco de memórias do passado, então começamos a ver como um processo de corrigir ou definir corretamente pode mudar nossas vidas, nossas famílias e nossa sociedade.”

(Monah Nalamaku Simeona)


Ho’oponopono: Um comando de alta frequência vibratória que funciona como uma senha no universo!

O Ho’oponopono surgiu de uma nativa Havaiana Kahuna, através da atualização de um método onde as pessoas que vivenciavam os problemas, se reuniam e cada um abordava o que sentia, sua percepção do problema, para que fosse resolvido junto. Morrnah Nalamaku Simeona, inclusive em 1983 foi reconhecida como tesouro vivo do Havaí.

O método foi atualizado, entendendo que os problemas não precisariam ser compartilhados para serem resolvidos, e que cada um poderia curar seus problemas através da extinção de memórias e programas do inconsciente que induziram aquela situação. Baseado no poder de curar o outro através de sua própria cura. Curando apenas a si mesmo, podemos curar o outro que está em nossa vida, simplesmente manifestando a nossa necessidade de cura interior. O outro, somos nós mesmos, e é nossa responsabilidade limpar tudo que criamos a partir dos nossos pensamentos e crenças acumuladas desde o início de nossas experiências.

Dr. Ihaleakala Hew Len, terapeuta e professor, também Havaiano, foi um aprendiz de Morrnah Nalamaku Simeona, Mestre Principal de Ho’oponopono. Conhecido por curar um pavilhão inteiro de presos de alta periculosidade, que viviam encarcerados em um manicômio, sem contato com o mundo externo, no Havaí. Aceitou o trabalho, porém, avisou que não manteria contato físico algum com cada interno. Passou a realizar cura através das fichas de cada paciente, em sua sala, aplicando as palavras chave do Ho’oponopono. Em quatro anos o Hospital fechou, pois não havia mais pacientes, todos estavam curados. Em poucos meses de tratamento, os pacientes começaram ser liberados para pegar sol, outros fortemente medicados começaram a reduzir muito a medicação, e aqueles que jamais teriam possibilidade de serem liberados, tiveram alta.

Meditação com Poder de Cura

O Ho’oponopono é baseado em quatro comandos metafísicos que ressoam em alta frequência, funcionando como uma senha para o universo. Capaz de transmutar, cancelar, apagar energias, sentimentos, memórias, crenças, mágoas e julgamentos armazenados em nosso inconsciente.

Vamos unir aqui o conhecimento desse povo Havaiano a milhares de anos, com o que hoje a Física Quântica consegue reconhecer e provar sobre nossa mente e o universo como um todo.

Nossas 03 mentes precisam estar em alinhamento e congruência. Sabemos que nosso inconsciente é quem se comunica com o criador. Bob Proctor, filósofo e escritor, um dos astros do filme “O Segredo”, fala sobre a dificuldade em alcançar nossos objetivos em função do acúmulo de crenças e memórias negativas em nosso inconsciente. Mas quem é o inconsciente?

A mente inconsciente é quem controla nossa vida 87 a 95% do tempo. Mágoas, traumas, crenças, educação, infância, aquilo que cremos como verdade, nela ficam armazenados. Desde o nosso nascimento, tudo é armazenado e fixado como verdade, como aquilo que sabemos. Ela não questiona nada. Também é ela que se comunica com nosso coração, emana aquilo que sentimentos de verdade. Por isso é a mente inconsciente que se comunica também com a mente superior, que é Deus, Universo, ou aquilo que você acreditar.

Já nossa mente consciente, é aquela que inicia por volta dos 7 anos de idade. Tudo aquilo que escolhemos, nosso intelecto, parte que questiona, são os outros 5 a 13% usados por nós mesmos. Perceba que até os 7 anos de idade, tudo que nós vivemos como criança foi armazenado como verdade, e somente a partir dessa idade é que passamos a questionar e escolher o que queremos acreditar, porém todos os nossos julgamentos e aprendizados a partir daí, aquilo que vemos, ouvimos e sentimos, são influenciados pelo que nossa mente inconsciente armazenou.

Exemplo: “Cresci vendo meu pai bater em minha mãe. Quando adulta, meu julgamento aos homens em geral, sempre será condicionado ao que minha mente inconsciente viu durante a infância.” Fica fácil entender como possuímos crenças e memórias sabotadoras, que nos anulam, nos limitam e nos afastam daquilo verdadeiramente somos.

Joe Vitale, em seu livro Limite Zero, conta sua trajetória e fala sobre o Ho’oponopono. Como conheceu Dr. Len e a Meditação Ho’oponopono, difundindo hoje tudo o que aprendeu e estuda a respeito da técnica. Ele explica que: primeiro há uma solicitação da mente consciente, um pedido para Divindade transmutar memórias ao vazio. Você reconhece que é 100% responsável e que existem memórias com padrão de repetição em sua mente inconsciente, causando problemas. O pedido se move da mente consciente para inconsciente e após sobe para mente superior.

A inteligência divina, envia energias transmutadoras que por sua vez fluem para as mentes consciente e inconsciente, onde irá neutralizar as memórias designadas. As energias neutralizadas são liberadas, deixando um vazio – o zero, ou limite zero. Esse é o momento em que podemos recomeçar, reconstruir nossa história, a partir de novos sentimentos, novas vibrações, que validam aquilo que sonhamos, que queremos.

O Ho’oponopono na língua original do Havaí significa, “corrigir um erro”, ou acertar o passo. Ele trabalha diretamente com nossa mente inconsciente, limpando tudo aquilo que armazenamos como verdade e nos sabota, nos deixa doentes, nos atrapalha e nos impede de alcançarmos nossos sonhos, de sermos quem queremos ser, e principalmente nos afasta de nossa essência, da fonte criadora, ou Deus. Nada mais é que uma ferramenta que transcende o tempo, que nos foi entregue pelo criador para que conseguíssemos reconectar-nos a nossa essência.

Mantra: Qual o Significado das Frases


As quatro frases chave do Ho’oponopono são:

Sinto muito, por favor me perdoe,

eu te amo, sou grato.

Eu te amo, pois sei que sou parte do divino, e que assim sendo sou “perfeito” em minha origem. É a transmutação, não existe nada mais poderoso do que permitir que o amor volte a fluir em nosso corpo, é como a água no final da tarde que irriga as plantas numa fase terminal. É nesse instante que você sente revigorar, sente a fluidez, a corrente, a energia, e a cada sistema que ela penetra, ela dissolve, limpa e flui, como a água em um momento de muita sede.

Eu sinto muito por ter manifestado esse problema em minha vida, já que sou 100% responsável por ela. Você está reconhecendo que algo adentrou em sua memória, e lá se fixou, essa atitude mostra que você se responsabiliza por isso. É uma abertura, uma poderosa palavra que mostra que você está preparado para o salto. Você sente, você quer romper o padrão, não quer repetir, quer ir além, quer eliminar a erva daninha, quer abrir-se, desbloquear, você está preparado para isso.

Por favor me perdoe, estou pedindo perdão em mim mesmo e assim me libertando dos problemas. Você está pedindo a Deus que o perdoe e que o ajude a perdoar e ser perdoado. Você se abriu e agora quer dissipar isso de você e do universo. O perdão é uma das formas mais grandiosas de crescimento, de purificação, de limpeza. É o elixir que rompe barreiras, quebra correntes, elimina ressentimentos e mágoas, o perdão é uma arte, uma benção, e você irá colocar isso em ação. Aqui você não vê culpas, culpados, absolutamente nada.

Obrigada (sou grato) por este problema ter se manifestado em minha vida, assim eu tenho mais uma chance de limpá-lo. A gratidão é a maior expressão, nela obtemos um fechamento do ciclo, em geral agradecer é algo tremendamente incrível. É a revelação dos verdadeiros valores.

Podemos usar a frase como início da oração: Divindade limpe em mim as memórias que estão causando este problema (causando o problema, pode ser a doença que está vivenciando, a mágoa que está sentindo, ou a causa do sofrimento).

O Ho’oponopono vem nos trazer a possibilidade de assumirmos 100% de responsabilidade sobre tudo que nos incomoda nas pessoas, nas situações e nos lugares. A partir daí nos dá ferramentas preciosas para que se limpem as memórias que fazem com que isso nos incomode.

Tudo aquilo que você ouve, vê, prova ou toca, qualquer experiência em sua vida, é única e exclusivamente de sua responsabilidade, simplesmente porque está em sua vida. No livro a Matriz Divina, o cientista e pesquisador Gregg Braden descreve o que seria o espaço entre o universo, as galáxias, entre os planetas, esse espaço que nos une e separa ao mesmo tempo. Ele chama de matriz divina, o que a física quântica também chama de vácuo quântico ou de substância amorfa, por outros autores.

Enfim, esse vácuo é aquilo que nos torna interligados, unidos, todos com o universo, nos torna um. Portanto para física quântica, o outro também não existe. Somos apenas um, assim como para a técnica do Ho’oponopono. A cura do outro é a minha cura, o outro não existe, somos um.

Ho’oponopono é amar a si mesmo, é curar sua própria vida, é como se você curasse uma parte de si e o Universo recebesse essa cura. É uma maneira de melhorar a si mesmo, de forma gradual, mudando as memórias, dissolvendo-as, curando como se o universo fosse um receptáculo de bilhões de memórias e arquétipos, e você vai curando as suas, uma a uma, e isso faz toda a diferença no conjunto. Sempre pense no conjunto, pois o problema foi criado por uma série de conexões.

Para que Serve a Meditação Ho’oponopono?

O Ho’oponopono se encaixa em qualquer estilo de vida, seja do ponto material, mental, físico ou espiritual. Ele fornece exatamente o que precisamos, ajudando a desenvolver nossas mais íntimas potencialidades, nos tornando seres humanos melhores. O Ho’oponopono pode ser para alguns somente uma técnica de cura e limpeza de memórias, mas para outros é um caminho de crescimento espiritual.

Quando recitamos o Ho’oponopono, estamos em uma postura de abertura, de compreensão. Entramos em contato com a divindade, seja ela interna ou externa. Estamos abertos para limpeza, purificação, para ir diretamente à fonte dos problemas, com a intenção de dissolvê-los e não para criar mais, afinal, todos os nossos problemas estão arraigados no nosso inconsciente. É importante lembrar sempre, que os problemas, as pessoas, as situações, não existem fora de nós, tal como percebemos, mas sim, nossa percepção é simplesmente um reflexo de nossos pensamentos e julgamentos. Todos os nossos julgamentos estão baseados em nossas crenças e percepções que adquirimos.

Usando o Ho’oponopono, você neutraliza, expurga a energia mental da memória na qual você está associado à determinada pessoa, situação ou crença. No processo, essa energia é liberada, e de certa forma transmutada pela luz divina. Quando isso ocorre, fica um espaço de libertação dentro de você, um vazio onde energias mais sutis da luz do divino do amor imediatamente passam a fluir e preencher.

Você verá o salto quântico ocorrendo quando passar novamente por uma situação parecida com a anterior que lhe foi dolorosa, e perceberá que sua atitude de passar pelo mesmo obstáculo é outra, totalmente positiva, sem repetição de padrões. A mágica está em amar a si mesmo. Esta é a melhor forma de SER cada vez melhor. A medida que você melhora a si mesmo, melhora o seu mundo.

Assumindo completa responsabilidade pela sua vida, tudo o que você vê, ouve, saboreia, troca ou experimenta, de qualquer forma é a sua responsabilidade, porque está na sua vida. A atividade terrorista, o presidente, a economia, ou qualquer coisa que você experiencia e não gosta, está ali para curar em você. Nada disso existe, exceto como projeções que saem do seu interior. A cura é sua!

No momento em que você nota, dentro de si, algum incômodo em relação a uma pessoa, ou lugar, em relação a algum acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza dizendo: “divindade, limpe em mim o que está contribuindo para esse problema”. Eu sinto muito, por favor me perdoe, eu te amo, sou grato.

Detalhes importantes sobre o Ho’oponopono:

É preciso limpar, limpar e limpar. Sem esquecer jamais, que não adianta limpar a casa se você continuar sujando. É preciso mudar o pensamento, transmutar palavras, padrões e comportamentos. Sem dúvida alguma é a parte mais difícil de qualquer técnica exposta ao mundo. Não pare, renove, alinhe sua vida, se abra ao novo, deixe fluir, mude seu comportamento e sua vibração. Isso se faz necessário, caso contrário, o ciclo irá continuar.

Ho’oponopono é infinito, sempre irá funcionar para o bem maior, para o bem da coletividade. Para o amor, que é de onde viemos e para onde vamos. Tudo que conhecemos foi criado a partir do amor.

Tenha disciplina e dedicação. Os efeitos aparecerão diante de seus olhos.

Você não precisa saber exatamente qual é a memória que precisa limpar, somente tenha a intenção de cura e limpeza praticando as palavras chave e a resposta e cura virão. Você pode inclusive, limpar por limpar, deixe a divindade te surpreender, agradavelmente, pelo que ela escolheu como resultado pra você.

Lembre-se que o que você vê de errado no outro, também existe em você. Somos todos um. A sua cura é a cura do outro também e ninguém mais precisa fazer esse processo, somente você.

Pratique as frases em qualquer momento do seu dia, ajuda a manter a limpeza e o seu de bem-estar.

Pergunte-se sempre quando algo não lhe agradar: “o que está acontecendo em mim para que eu esteja vivenciando isso?” Quando reagimos ao que alguém faz ou o criticamos por algo, é porque dentro de nós, existem memórias armazenadas, energia que compartilhamos com aquela pessoa. É uma oportunidade para se limpar.

A prática do Ho’oponopono gera uma vibração que facilita lidar com os problemas do dia a dia.

As ferramentas oficiais do Ho’oponopono

A principal ferramenta é o uso das quatro palavras chaves. Porém existem algumas outras que auxiliam no processo e também podem ser usadas.

O Aloha: a palavra significa estar na presença do divino. Como um cumprimento. Quando dizemos Aloha para alguém, estamos reconhecendo que aquela pessoa é o divino personificado.

A respiração HA: o processo de respiração HA é simples de fazer e cancela memórias, nos colocando em sintonia com o divino em nós. Sente-se confortavelmente, pés no chão, costas eretas, junte os dedos médio e polegar de cada mão, entrelace-os formando um elo, como o símbolo do infinito, mantenha essa posição então inspire contanto até sete, segure o ar contando até sete, solte o ar contado até sete, e assim sucessivamente.

A Borracha de apagar: use a ponta de um lápis com borracha, ou uma borracha para apagar, dando batidinhas nos itens que você sente que contém carga negativa. Esta carga negativa, nada mais é do que alguma memória em você que está se apresentando para ser limpa. Este processo é ótimo para contas bancárias, contas a pagar, contratos, multas de trânsito, notas escolares. Neste caso não é recomendável que faça com pessoas, tocar em pessoas. Somente objetos.

Água Solarizada Azul: coloque uma garrafa de água azul no sol ou sob uma luz incandescente (não pode ser lâmpada fluorescente) durante pelo menos uma hora. Após isso a água é alterada pela exposição à luz solar, ou seja, torna-se solarizada. Pode-se usar para beber, cozinhar, enxague do banho, pulverizar rosto, até mesmo lavar frutas e legumes.

Chave de luz (Interruptor): use para mudar o clima de qualquer situação desagradável, de conflito ou desavença. Joga a luz divina sobre recordações que está na mente inconsciente.

Morangos: comer morangos cancela memórias relativas a assuntos do coração.

Havaí: sopro e água do divino, pensar Havaí, limpa memórias.

Lápide: visualize uma lápide derrubada com a luz do sol iluminando a terra exposta, detritos, raízes, insetos para limpar memórias profundas.

Papel Mosca: ele prende qualquer memória e pensamento negativo. Antes de entrar em uma discussão pense “papel mosca”.

Pilastra da Paz do Eu: pode usar direcionado para harmonizar qualquer pessoa ou coisa. Pense: “pilastra da paz do eu” em situações de estresse.

Mirtilos: comer mirtilos cancela memórias.

Me perdoe: ao dizer “me perdoe” você está pedindo a Deus para te ajudar a perdoar.

Milho: o cabelo de milho penetra na mente inconsciente puxando para fora o que está relacionado ao pedido de limpeza. Você pode jogar fubá para comida para limpar as memórias. Polvilhar as mãos ou corpo com amido de milho (maisena) ajuda trazer a tona memórias genético-ancestrais de violência para limpeza.

Ferramentas Não oficiais do Ho’oponopono

Cartaz do girassol: olhe para imagem de um girassol e de imediato ela irá cancelar a memória e origem do problema. O cartaz em si está imantado com a energia do significado das frases, pela atenção concentrada nelas quando o cartaz foi produzido. É uma assinatura poderosa.

Victory: visualizar, escrever e falar a palavra cancela memórias e ressentimentos de mágoa, melindre, culpa. Também neutraliza as memórias traumáticas de estupro.

Colibri: a simbologia do Colibri ou a palavra Colibri remete a prosperidade, lucros inesperados. Sucesso profissional, triunfo sobre dificuldade. Escrever, visualizar e falar a palavra.

Aladim: essa palavra deve ser escrita sempre em caixa alta. Apaga, Limpa, Ascende, o Divino em Mim. Cada letra possui um significado para agir na limpeza.

Oração completa e original do Ho’oponopono.

Divino Criador, Pai, Mãe, Filho, todos em Um.

Se eu, minha família, meus parentes e antepassados, ofendemos sua família, parentes e antepassados, em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o seu perdão.

Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.

Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda carga emocional armazenada nele, digo um e outra vez, durante o meu dia, as palavras chave do HO’OPONOPONO:

Eu sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes.

Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:

Eu sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus tratos, porque simplesmente me devolvem o que fiz a eles antes, em alguma vida passada:

Eu sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu que pede perdão a esse alguém agora. Por esse instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente:

Eu sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Por esse espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável:

Eu sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Pelas difíceis relações às quais só guardo lembranças ruins:

Eu sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo para minha escassez:

Sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: “Minhas memórias, eu te amo”.

Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

Sinto muito

Me perdoe

Eu te amo

Sou grato

Neste momento, afirmo que te amo. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados. Te amo.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento:

Sinto muito, eu te amo.

Minha contribuição para a cura da Terra:

Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou: Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações, desde o início da nossa criação até o presente, eu peço o teu perdão.

Deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.

Transmute essas energias indesejáveis em pura luz e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição à tua saúde emocional, que é a mesma que a minha.

Então esteja bem e, na medida em que vai se curando, eu te digo que:

Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura, te agradeço por estar aqui em mim.

Eu te amo por ser quem você é.

Para me Encher do que Importa, preciso me Esvaziar!

Ho’oponopono

O que importa para você?

O que realmente faz seu coração vibrar?

Qual seu sonho?

Qual seu propósito?

O que faz com que você levante da cama todos os dias?

Qual sua motivação interior?

Quero ajudar você…vamos pensar!

Aí você pode me dizer: “Bom, importa pra mim a vida que quero ter, os planos que tenho, as viagens que quero fazer, o emprego que idealizo, o sucesso profissional que desejo, o relacionamento que busco, tudo isso pra mim é importante e constantemente meus pensamentos diários. São sonhos que pretendo realizar. Isso faz meu coração vibrar ao pensar em tudo isso realizado no futuro.”

Em nosso diálogo mental, vou lhe dizer então agora:

“Parabéns Isso mesmo”

“Você tem sonhos para alcançar e motivação para tal.”

Mas agora me diga, hoje, o que faz você sair da cama pela manhã?

Como está sua realidade agora, hoje?

Vou te ajudar na resposta, vamos ver se acerto:

“Acordei da cama hoje, chateada, a temperatura não está como eu gostaria, está chovendo, preciso ir trabalhar de novo, aguentar colegas chatos, achar um roupa que não me agrada, porque gostaria de outras. Nem lembro o que tomei no café da manhã, afinal não importa, preciso ir logo pra não me atrasar. Nem percebo o cara catando comida no lixo, ao sair logo de manhã de casa.

Chego ao trabalho reclamo da minha irmã, falo do presidente que está roubando milhões e milhões e eu é claro, estou aqui, trabalhando e trabalhando e não consigo melhorar de vida. O fulano sim tem sorte, sempre consegue. Sem contar que cheguei e vi a nuvem negra do ambiente, todo mundo estressado, irritado, um reclamando disso e outro daquele outro, já vi tudo. O dia também podia ter começado melhor, eu merecia, até o cara gato que ando de olho, não encontrei como de costume, também não adianta mesmo, ele é homem e homens são todos iguais. “

Acredite, não é somente sua vida que anda assim. Você pode olhar à sua volta e perceber as pessoas insatisfeitas com seus trabalhos, com seus relacionamentos, com seus sonhos frustrados e perceber que é apenas mais um em meio a tanta gente reclamando.

Bom eu quero te dar algumas dicas valiosas para que você possa hoje, mudar sua realidade sem ao menos perceber o esforço gostoso que estará fazendo.

Não acredito que nasceu pra ser mais um, igual a todos os outros seres humanos insatisfeitos do universo.

Que tal limparmos toda mágoa, todo rancor, toda tristeza, toda reclamação, toda vitimização, todo julgamento, todo descontentamento de dentro desse corpo, dessa mente e dessa vida?

Simmmm!!! A regra é simples e matemática. Não tem erro!

Como vou colocar gratidão, amor, aceitação, em uma mente cheia de sentimentos de baixa frequência? Sim, nossos sentimentos possuem frequências, assim como ondas de rádio, sintonize na estação que quiser para ouvir a música que deseja. Simples assim!

Mas para que isso aconteça, tudo o que você fala, ouve, vivencia, enxerga todos os dias precisa ser limpo. Ou seja, limpar e ajustar o seu foco, o olhar que você está dando para sua vida.

Você tem sonhos lindos, desejos maravilhosos e merece realizar todos eles!! Merece porque é filho do criador, assim como eu e todos nesse universo. Merece, e tem poderes para isso, bastar força de vontade, basta querer e eu quero te ajudar.

Você é um cocriador!

Limpando toda carga emocional armazenada em sua mente inconsciente, todos os seus aprendizados errôneos e equivocados sobre a vida, sobre dinheiro, sobre prosperidade, sobre relacionamentos, apagando e eliminado suas crenças limitante… Um novo espaço se abrirá dentro de você, gigante, renovado, limpinho, para que novos sentimentos, novas vibrações e muito amor sejam nele armazenados. Isso é possível, eu lhe garanto!

Você precisa olhar para aquilo que realmente deseja, sem medos, sem julgamentos, sem crenças limitantes, sem culpa e sem vitimização! Sem dualidades de sentimentos e pensamentos. Escolher o sentimento certo, a vibração certa, de acordo com aquilo que deseja realizar, só assim sua vida irá enfim mudar. E sabe por quê? Porque você mudou! As possibilidades estiveram sempre ao seu dispor, você apenas escolhe olhar para aquilo que sua mente inconsciente está cheia.

Ao limpar, você consegue escolher entre as novas possibilidades, entre os novos sentimentos de alta vibração, que estiveram sempre ali. Verá que ao internalizar a gratidão pelo que já tem, a aceitação pela sua realidade, independente de como ela seja agora, conseguirá perceber algum aprendizado com cada acontecimento que não lhe agrada, e principalmente, que nada mudou, mas que tudo está diferente, abundante, suficiente e agora feliz!

Tudo agora vibra na mesma frequência dos seus sonhos e desejos. Você aprende a confiar no universo, aprende que o futuro é agora, que você precisa ser hoje aquilo que você tanto quer amanhã. Aprende que a vida que você quer ter, está acontecendo AGORA, e que não pode esperar nada, nem do universo nem de ninguém que não possa estar dentro de você.

Você enfim, esvaziou, para encher do que realmente importa!

 

tania valiati

Minha vida foi uma eterna busca. Acredito muito que a vida é missionária e você já vem com um propósito. Penso que enquanto você não encontrar seu propósito de alma, você não sossega. "Tânia Regina Valiati"