Autoconhecimento Integral

Na teoria psicanalítica da personalidade de Freud, a mente inconsciente é um reservatório de sentimentos, pensamentos, impulsos, e memórias que está fora da nossa consciência. A maior parte dos conteúdos do inconsciente são inaceitáveis ou desagradáveis, tais como sensações de dor, ansiedade, ou conflito. De acordo com Freud, o inconsciente continua a influenciar o nosso comportamento e experiência, mesmo que nós não tenhamos conhecimento dessas influências subjacentes.

A mente inconsciente é freqüentemente representada como um iceberg. Tudo acima da água representa o consciente, enquanto tudo abaixo da água representa o inconsciente.

O Autoconhecimento é um trabalho para romper com essa superficialidade, onde você vai conhecer o imenso potencial que você tem e que está submerso! É bem possível que você não acredite nisso que estou dizendo. Da boca pra fora você até pode concordar, mas lá dentro talvez você pense que não, que não existe esse potencial em você. Sempre foi assim. Teu pai e tua mãe te validaram muito pouco. A tua educação impediu você de desenvolver teus desafios da infância e agora no mundo adulto você faz a mesma coisa. É obvio que você tem todas as justificativas do cotidiano. Talvez você consiga sentir só a falta de saco, de vontade. Isso se chama depressão! E a forma de quebrar com isso é fazendo o oposto: é expressando! Autoconhecimento é, basicamente, isso: expressar um conjunto de sentimentos que nós guardamos que faz com nossa energia fique travada, presa. Quando você os expressa há um fluxo enorme de energia, uma vontade de viver, um tesão, insights… Aí a vida vale realmente a pena!

Muitos procuram terapia afirmando que querem se conhecer melhor, que buscam autoconhecimento ou que querem entender porque mantém um determinado padrão de comportamento.

Deveria ser a coisa mais simples, conhecer a si próprio. Mas parece algo que se torna cada vez mais distante. Como você pode conhecer a si mesmo se você não enfrenta as situações da vida? Como sou eu perante uma situação de conflito, uma briga? Como me porto com uma pessoa me seduzindo? Com uma pessoa sendo carinhosa comigo? Ou sendo desconfiada? Como sou eu na minha carência? Nos meus ciúmes? Você só vai se conhecer vivendo isso tudo. Não é se escondendo da vida atrás de uma telinha. Não é botando uma foto bonita no facebook pra todo mundo curtir. É uma debilidade essa coisa de todo mundo curtir. Você sabe que aquilo é um ato vulgar, banal. E a vida está sendo substituída por todas essas bobagens.

Agora, se é só pra reformar a vida, tentar colorir, embelezar a superfície, daí o autoconhecimento é péssimo para você! Esse trabalho vai lá nas raízes, é muito profundo e você vai descobrir que você tem café no bule! A vida não seria estúpida de criar pessoas mais capazes e outras menos capazes, não… A vida nos dá qualidades diferentes e em alguns estão mais bloqueadas que noutros. Talvez você me pergunte: como? Vem em busca desta jornada que você vai ver.